Medida Provisória 568/12

Para começar a discussão sobre saúde, resolvi levantar o assunto mais quente do momento: a Medida Provisória 568/12 que prevê alterações nos salários dos médicos federais do país inteiro. O tema é de extrema importância para os cariocas, já que praticamente metade dos médicos federais está na cidade do Rio de Janeiro.

Duas semanas após o anúncio, em protesto, os profissionais suspenderam o atendimento na terça-feira, 12/06, em nove estados e no Distrito Federal. Milhares de consultas e cirurgias foram canceladas. Cerca de 12 mil médicos ativos no Rio de janeiro e seis mil inativos prometem mais manifestações.

A MP tem impacto direto no atendimento de saúde dos cariocas e vale a reflexão.

Nos últimos dias, o Ministério do Planejamento reconheceu que há um erro na MP, que tem 250 páginas, e admitiu negociar com o Congresso mudanças, por meio de uma emenda. A princípio, os médicos terão uma tabela diferente das outras categorias. Esse pode ser um primeiro passo para a implantação de Planos de Cargos e Salários no serviço público compatíveis com o mercado de trabalho.

Mesmo assim, o protesto que impacta diretamente no atendimento à população ainda é a melhor opção de reivindicar? Alguma outra forma pode ser tão eficaz, evitando prejudicar um serviço tão essencial ao povo?

Anúncios

One thought on “Medida Provisória 568/12

  1. Não sei se é a melhor maneira, mas certamente é um direito queda categoria tem. Fundamental que os médicos tenham um plano de cargos e salários. Por outro lado, fundamental tambem que eles não faltem seus plantões e ganhem por produtividade e meritocracia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s