Selo de qualidade obrigatório para hospitais

A revista Época da semana passada teve na capa uma constatação preocupante em hospitais de todo mundo. Com o título “O que os hospitais não contam para você”, a reportagem fala dos riscos que os pacientes correm ao serem internados, dos quais nem sempre são informados. Dificilmente sabemos quais são os indicadores de cada hospital, como número de óbitos, infecções hospitalares ou erros médicos. Afinal, como saber qual é o melhor hospital da cidade para cada tipo de internação?

Há um movimento crescente no mundo a favor de uma medicina mais transparente. Essa corrente acredita que qualquer cidadão deveria ter acesso a informações objetivas sobre a qualidade dos hospitais, que poderiam ser avaliados de acordo com certificados nacionais e até internacionais, como já é feito seis hospitais do Rio: Hemorio; Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia; Hospital do Câncer I e II; Hospital São Vicente de Paulo e Copa D’Or. Essas redes são avaliadas pelos seus índices e certificadas de acordo com os resultados. Mas a pergunta que não quer calar é: por que não tornar obrigatória a divulgação desses indicadores criando um ranking para unidades de saúde independente da sua natureza?

Os resultados podem parecer alarmantes no começo, mas uma análise profunda poderá oferecer ao governo uma visão global sobre o que é preciso ser feito em cada caso e ao cidadão um norte para a escolha do hospital melhor para o seu quadro. Muitas vezes somos atraídos para casos isolados, como um erro médico ou uma operação muito bem sucedida, que nem sempre representam a realidade daquele hospital seja ele público ou particular.

Exemplos de avaliação se mostraram eficazes em outras áreas, como Educação e Segurança Pública, afinal, nenhum governante vai querer carregar o título de “Pior sistema de Saúde do país” assim como nenhum grupo da saúde suplementar vai querer perder clientes ao exibir números ruins. Pensem nisso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s