Como tratamos nossos idosos

Uma pesquisa divulgada em novembro pelo Ministério da Saúde apontou um aumento para o número de casos de Aids entre pessoas com mais de 50 anos. No mês em que se é lembrado o Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), podemos perceber que a população sexualmente ativa e com vários parceiros está ficando mais velha, assim como a população brasileira em geral. Esse fenômeno é resultado do desenvolvimento do país. Mas será que a saúde pública está preparada para lidar com uma população predominantemente idosa?
As implicações vão desde o recolhimento de impostos até a necessidade de se diferenciar o oferecimento de serviços, em várias áreas da sociedade. Com o envelhecimento da população,  doenças como Câncer, Alzheimer, Parkinson se tornam mais comuns e, para tratá-las, é preciso um envolvimento maior, principalmente quando falamos em doenças degenerativas. Será que nossos hospitais estão preparados para receber cada vez mais pessoas com as faculdades motoras e mentais prejudicadas? Será que temos equipes qualificadas para entender as necessidades desses cidadãos, que muitas vezes não conseguem mais viver por conta própria?
Essa é uma revolução que já começou e o Estado precisa se projetar para o futuro de um país formado por idosos. Uma boa alternativa é estimular a prática saudável da boa alimentação e de exercícios físicos, além da realização de campanhas para o acompanhamento médico. Afinal, uma população mais consciente e saudável vive ainda mais e utiliza menos verba pública em internações evitáveis. No final das contas, todo mundo sai ganhando.
Imagem4
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s